Sobre a Circulação Gráfica
No primeiro momento da Circulação Gráfica procurau-se propiciar o fluxo de saberes e estampas, a troca de conhecimentos e experiências a nível inter-regional e inter-nacional. Durante duas semanas, de 23 de julho à 06 de agosto de 2011, aconteceu o encontro de um grupo de artistas gravadores, viajantes e locais, que se reuniram em três cidades do Estado de São Paulo para intercambiar saberes e produzir conjuntamente. As atividades foram divulgadas neste site. O projeto foi um desdobramento da Caixa Umburana, proposta desenvolvida em 2010 envolvendo 25 artistas de varias regiões do Brasil e do exterior em volta do elogio a uma madeira utilizada tradicionalmente pelos artistas e artesãos do nordeste brasileiro.
Por este motivo na Circulação Gráfica participaram especialmente como convidados Carlos Henrique Soares e Maércio Lopes, dois nomes da gravura da região do Cariri cearense que apresentaram seu trabalho, conduziram o corte da umburana e a produção de um conjunto de estampas que serão expostas em setembro de 2011 na Galeria Gravura Brasileira.
Durante as duas semanas de atividades participaram mais de sessenta artistas atuantes nas cidades de Santos, São Jose dos Campos e São Paulo, assim como de artistas visitantes e convidados do Ceará.
Para a realização das atividades o projeto contou com a parceria do Espaço Valongo em Santos, Ateliê De Etser em São Jose dos Campos e do Atelier Piratinga, Espaço Gravura, Galeria Gravura Brasileira e Oficina Cultural Oswald de Andrade em São Paulo.
Para o segundo momento se espera que esta plataforma seja alimentada continuamente pelos artistas envolvidos e que a rede aqui consolidade gere novos desdobramentos.
Proposta e coordenação: Maura de Andrade e Yili Rojas.
Ei foram invertidos os meses. Agosto/Julho. Quero ir demais, estou vendo como farei. Parabéns Maura e Yili.
Tomara que vc consiga vir, querido Adriano!
Grato pela atenção!…
Abraço de,
Jocatos