Artistas em rede


Maura de Andrade
Bacharel em Pintura, Escultura e Gravura pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo concluído em 1989.
Artista Plástica, gravurista com trabalhos em acervos nacionais e internacionais. Entre os projetos que atuou como artista e produtora estão os seguintes: Caixa Umburana; Circulação Gráfica, Diálogos – um olhar sobre a Escola de Xilografia do Horto.
Inicia em 2011 o mestrado na Eca em Poéticas Visuais, orientanda do Prof° Dr° Luiz Claudio Mubarac.
Yili Rojas

Natural de Bogotá, Colômbia, chegou ao Brasil em 1990. Anos mais tarde se formou em Artes Plásticas na Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve um trabalho de gravura, desenho e instalação gráfica com o qual participa de grupos e de projetos coletivos, como o Grupo Dragão de  Gravura, Cidade Expandida, o Projeto Lambe-lambe e Projeto ArtistaEmViagem. Em São Paulo trabalhou como arte-educadora e ilustradora para editoras e vários veículos de imprensa. Seu trabalho tem sido exposto em mostras coletivas e individuais como a “Expedição Gráfica”, na Galeria Gravura Brasileira (São Paulo) em 2010, resultado de viagem realizada em 2009, junto com o fotógrafo Isaumir Nascimento. É autora do Projeto
Caixa Umburana, realizado graças ao incentivo recebido da FUNARTE, mediante o Programa REDES. Em 2010 recebeu o título de Mestre em Poéticas Visuais pela ECA USP, com o projeto Cadernos de Partida, desenvolvido com a orientação do Professor Luiz Claudio Mubarac.
Em outubro de 2010 iniciou o curso de mestrado Kunst in Kontext (Arte em contexto) na UdK (Universität der Künste) em Berlim, Alemanha, onde mora atualmente.

Fabiola Notari



Pesquisadora e artista visual. Mestranda do programa de Pós-Graduação em Poéticas Visuais na Faculdade Santa Marcelina (FASM/SP), graduou-se em Bacharelado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP). Participa dos grupos de Pesquisa “Eisenstein Século XXI” com coordenação da Profª. Drª. Neide Jallageas (DLO/FFLCH/USP) e “Identidade e Ausência: Aproximações da imagem fotográfica como veículo de identidade” com coordenação ds Profª. Draª. Luise Weiss. É uma das artistas organizadoras e residentes do Estúdio Valongo, espaço coletivo voltado às artes localizado no Centro Histórico de Santos desde 2010.

(11) 9542-8111
bionotari@gmail.com
Rua Visconde de Vergueiro, 6 – Sobreloja – Santos
www.estudiovalongo.org

Reiko Shimizu


Terapeuta artística e artista visual. Pós-Graduação em Yoga pelo FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e Terapia Artística na Tobias School of Art and Therapy  (East Grinstead, Ingraterra), graduou-se em Bacharelado em Artes Visuais pelo Musashino Art University (Tokyo, Japão). Tema principal do seu trabalho é filosofia vedanta.

(12) 9150-2341

shimizu_rk@yahoo.com.br

Avenida Saga, 105 Jardim Oriente São Jose dos Campos-SP

Márcia Santtos

Mestra em Artes Visuais pelo Instituto das Artes da UNESP, arte educadora e artista plástica, formada em Artes plásticas e com especialização em Arte-design. Desde 1986 leciona na Faculdade de Artes Visuais de Santos – Unisanta onde atualmente é professora nas disciplinas de Gravura, Desenho e Composição.

É professora responsável do Grupo de Gravura Mariana Quito da Secult Secretaria de Cultura de Santos e artista residente do Estúdio Valongo.

Tem se dedicado à produção de arte e à pesquisa na área de Gravura sobre materiais não convencionais e publicou alguns resultados destas pesquisas em sua dissertação de mestrado disponível em:

http://www.ia.unesp.br/pos/stricto/artes/int_pos_artes_dissertacao_2006.php

Como Artista Plástica participou de exposições por todo o Brasil e no exterior possuindo extenso currículo.

http://sites.google.com/site/marciasanttos/

http://www.grupogravuramarianaquito.blogspot.com/

http://estudiovalongo.wordpress.com/

marciasanttos@gmail.com

Bruno Oliveira

Nasceu em São Paulo, SP no inverno de 1983. Aos 17 anos iniciou seus estudos de desenho e aquarela no ateliê de seu pai, o artista plástico mineiro Josemir de Oliveira. Em 2005 graduou se no curso de Audiovisual pala Universidade Anhembi Morumbi, realizado diversos trabalhos de story board . Em 2006 freqüentou o curso “Encontros com a arte moderna e contemporânea” lecionado pelo Prof. Rafael Vogt Maia Rosa, no SESC, Vila Mariana, São Paulo. Cursou em 20078 dois anos de licenciatura em Artes Plástica na Faculdade Mozarteum de São Paulo, onde começou sua produção de xilogravura. Em 2008, junto com os artistas e designer Thiago Balbi e Marina Moura funda o ateliê Onze&Onze, onde realizou diversos trabalhos de serigrafia e modelagem de peças tridimensionais.Em maio de 2009 é convidado pelo escritor e ilustrador Fabiano Vianna para fazer parte do grupo de ilustradores da Revista” pulp” LAMA. Ingressa em 2010 como artista visitante no atelier Piratininga e estuda com orientação de Ulysses Boscolo os procedimentos da gravura em metal. Em agosto de 2010 integra se ao corpo de artistas do atelier Piratininga, coordenado por Ernesto Bonato, onde retorna com o projeto de exposições dentro do atelier, e também coordena a confecção de álbuns com gravuras e tipografias dos artistas do Piratininga. No inicio de 2011 é convidado para ministrar aulas de arte seqüencial e estética da HQ nas Oficias Culturais Oswald de Andrade. Além de ministrar aulas de Introdução a Xilogravura no atelier Piratininga e a organização de mostras e álbuns de gravura dentro do atelier

www.flickr.com/oitoart

Flavio Castellan

Paulista de 1978, formou-se em artes plásticas, com especialização em pintura, pela Universidade de São Paulo em 2002. Desde então, trabalha como professor de desenho e gravura e se dedica a ilustrações de textos. Participou ativamente do ateliê Espaço Coringa entre 2002 e 2007, onde produziu e participou de diversas exposições e projetos coletivos.

capiupa.wordpress.com

Maria Pinto

Formada em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, sempre exerceu alguma atividade artística como necessidade pessoal. Freqüenta o ateliê coordenado por Evandro Jardim no SESC Pompéia. Premiada em gravura (Bienal de Santo André, 2010) e aquarela (Universo da Aquarela, 2009). Participa de diversos projetos e exposições coletivas.

http://maregina-arte.blogspot.com/

(11) 81019990

 

Cleiri Cardoso

Artista visual e arte- educadora formada em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná em 2001. Pesquisa os processos que permitem  a reprodução de imagens e a fusão destas  linguagens  com as novas tecnologias. Desenvolve trabalhos com a imagem impressa, publicações e livros de artista, instalações, vídeo e intervenções urbanas. Ministra cursos relacionados à gravura e articula projetos artísticos coletivos.

www.multiploscleiri.blogspot.com

www.cleiricardoso.blogspot.com

www.projetovolante.blogspot.com

Otávio Zani

Trabalha e vive em São Paulo como artista visual e educador. Integra AJA- Artes visuais, associação de artistas-educadores com propostas de trabalhos coletivos. Participou do coletivo de arte Espaço Coringa. Na área de educação, além de ter atuado num curso regular voltado para professores, ligado ao  Instituto Tomie Ohtake, é também supervisor do Curso de Formação de Educadores da Fundação Bienal de Arte de SP. Como artista, desenvolve um trabalho pessoal e participa regularmente de exposições.

flickr.com/otaviozani

148pes.org

otaviozt@yahoo.com.br

 Sérgio Silva

 

Artista plástico e ilustrador, desenvolve pesquisa em artes visuais, inter-relacionando a arte tradicional, gravura, pintura, escultura praticada em atelier com a computação gráfica 2D e 3D. Participou dos salões de arte: 2010 – Suzano; 2008 – Coletiva Center Vale Shopping e Individual Desnudo; 2007 – Salão de arte Embraer; 2006 – Individual Minúcias; 2004 – Salão de Arte Contemporânea de São José dos Campos. Atualmente exerce também a função de ilustrador na Embraer S.A.

(12) 3913 1425

(12) 8115 7882

sergiosilvaart@gmail.com

www.sergiosilva.art.br

Mauricio Parra

Pintor e gravador utiliza-se das técnicas da pintura a óleo, da gravura em metal e da xilogravura. Busca de forma progressiva a consciência de que ato de pintar ou gravar seja mais importante que o assunto em si. Freqüentou os ateliês de Rubens Matuck, George Gutlich, ateliê Lassar Segall e o ateliê do impressor Roberto Grassmann.

http://mauricioparra.multiply.com

Antonio Carlos Goper

Vive e trabalha em São Paulo. Artista visual e arquiteto. Trabalha principalmente com pintura, desenho, gravura e fotografia. Alem de seu trabalho individual, tem pesquisado e desenvolvido projetos e trabalhos em parceria com outros artistas. Freqüentou o ateliê de gravura do Museu Lasar Segal e do SESC Pompéia. Foi residente no Coringa e no Taller Experimental de Gráfica de La Havana- Cuba. Participa regularmente de exposições e tem obras em acervo público no Brasil e no exterior.
Celular:  11 9114 8433

http://antoniocgoper.blogspot.com
http://desenhadorandarilho.blogspot.com

Rachel Midori

Possui graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) – Santos/SP. Freqüenta o ateliê de gravura do Museu Lasar Segal e participa do Grupo Gravura Mariana Quito e do Estúdio Valongo, ambos espaços coletivos situados em Santos.

Eduardo Ver


Formado em artes visuais, Licenciatura Ed. Artística. Integrante do atelier Piratininga em São Paulo, atualmente coordenando o ateliê de xilogravura da biblioteca Belmonte em Santo Amaro, SP, Participação no projeto Edición número Cero La Habana, centro Wifredo Lam Havana, Cuba. Participação de exposições coletivas no Brasil e na Argentina, e ilustrador de alguns livros de cordel em xilogravura.

Marcelo Heleno

Vive e trabalha em São Paulo. Formado em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP.
Ministra cursos livres e oficinas nas áreas de gravura e processos fotográficos alternativos.
Como artista desenvolve trabalho pessoal envolvendo procedimentos ligados ao desenho, gravura e fotografia.

Gilberto Tomé

Brasileiro paulistano, artista gráfico, concluiu o curso de Arquitetura e urbanismo na FAU USP em 1992.

Seu trabalho, voltado para o desenho e a xilogravura, vem pesquisando as questões da linguagem de cada técnica e dos processos de reprodução da imagem, com suas possíveis intersecções. Como designer e ilustrador, vem desenvolvendo projetos gráficos de livros, catálogos e guias culturais, entre outros impressos.

Residente à rua Barão do Bananal, 1252, cep 05024 000, Vila Pompéia, São Paulo

11 3872 6970 /11 3864 8974

tome@fontedesign.com.br

Ana Calzavara 

Graduada em artes plásticas pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduada pela Byam Shaw School of Art, Londres e mestre em Poéticas Visuais pela ECA/USP. Foi assistente de gravura dos professores Marco Buti e Lygia Eluf (Unicamp). Desenvolve seu trabalho em gravura, pintura e fotografia, expondo no Brasil e no exterior. Atualmente, é doutoranda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com o projeto artístico ‘Entremeios’.

ana_calzavara@hotmail.com

ana.calzavara@gmail.com

www.gravurabrasileira.com

Pedro Pessoa

Nasceu em 1986, em São Paulo, capital.Trabalha com gravura, desenho e ilustração desde 2004, a partir de 2008 faz parte do Atelier Piratininga. Participou de Bienais de gravura e mostras coletivas.

Isabel Ayres

Graduada em Biblioteconomia, com especialização em Gestão de Bens Culturais (MBA-FGV). Fez cursos de xilogravura no CEUMA/USP, Técnico de Fotografia na Escola Focus e Desenho no Senac.  Exposições: I e III Bienal de Gravura de Santo André, Território das Artes de Araquara, I Bienal de Gravura de Santos, Concurso el Caliu, Espanha, 2002-2008. Xilotipo – Sesc Pompéia, Museu Octávio Vecchi, Horto Florestal. Estação Santa Cecília do Metrô-SP (fotografia), Aamam. Trabalha com fotografia e xilogravura desde 2000.

isabel.ayres@gmail.com

Francisco José Maringelli


Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e em Artes Plásticas pela ECA-USP, com participações em Salões de Arte de Santo André, Ribeirão Preto, Rio Claro, Resende, Ribeirão Preto, Bienais de Gravura de Santo André, Curitiba, Mostras de Gravura Cidade de Curitiba, Mostras Internacionais de Remona, de Ljubliana, Sarcelles, Lodz, Maastricht. Trabalha com gravura, desenho e pintura.
http://www.maringelli.com.br

maringelli@gmail.com

Kamila Fernandes Vasques


Formada em Artes Visuais com ênfase em Xilogravura no Centro Universitário Belas Artes em São Paulo. Artista residente do Museu Lasar Segall em 2009. Recentemente expôs na I Bienal Internacional de Gravura de Santos. Desenvolve projetos de interferências no espaço a partir de colagens de xilogravuras, buscando potencializar a letra enquanto imagem. Atualmente desenvolve trabalhos menores explorando a mesma idéia. Atua paralelamente como restauradora de objetos gráficos sobre papel.

kamilinhavasques@gmail.com

Danielle Noronha

32 anos,  artista visual, nascida e radicada em São Paulo, formou-se em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília em 2005. Freqüentou o ateliê de Rubens Matuck, o ateliê de gravura do Museu Lasar Segall e o ateliê do impressor Marcelo Grassmann. Divide sua produção entre o desenvolvimento de gravuras em metal e madeira, aquarelas e pintura a óleo. É também professora em escola de Ensino Fundamental na cidade de Cotia.

noronha.dani@gmail.com
http://daninoronha.multiply.com

Biba Rigo

Artista plástica. Sócia fundadora do Ateliê Funilaria e Pintura. Dedica-se a pintura, xilogravura e serigrafia. Participou de exposições coletivas como Ocupação-Paço das artes , Paisagens Gráficas, Volumen Cuba e outras. Individuais como Interior- Secretaria do Estado de Cultura e Correspondências- Circuito SESC de Artes. Organizou a exposição – Armazém-Ocupação com Matrizes. Fez residência artística no Ateliê L’Otroi- Tours- França e no Taller Experimental de Gráfica de Havana. É ilustradora.

bibarigo.blogspot.com
ateliefunilariaepintura.blogspot.com

Augusto Sampaio

Artista plástico e educador. Graduado em Arquitetura (FAU-USP) e pós-graduado em Cinema, vídeo e fotografia (Belas Artes-SP). Participações em exposições nas cidades de São Paulo, Campinas, Santos, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Cidade do México, Barcelona, Amsterdam, Paris, Liège, Washington, New York, Frankfurt e Oldenburg. Ministra oficinas de desenho e gravura, no âmbito não-formal, desde 1992. Professor da Belas Artes-SP, também ministra oficinas de artes no projeto Extramuros da Pinacoteca do Estado SP.

www.augustosampaio.com.br

confraria248@uol.com.br

Cris Rocha

Porto Alegre – RS, 1967. Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, em 1992. Desde 2000 mora em SP, freqüentou aulas de pintura com Paulo Pasta, gravura em metal no Lasar Segall com Claudio Mubarac e no Sesc Pompéia com Evandro Carlos Jardim. De 2002 a 2006 freqüentou o Atelier Piratininga, sob orientação de Ernesto Bonato, participando de vários projetos coletivos. Desde 2004 divide o atelier com Kika Levy, inaugurando o Espaço Atelier Cris Rocha + Kika Levy, ministrando aulas de gravura, workshops para escolas e desenvolvendo diversos projetos com outros artistas. Com várias exposições coletivas e individuais, no Brasil e exterior, tem se dedicado ao desenho, pintura e gravura.

Espaço Atelier [ Cris Rocha + Kika Levy]

Rua João Moura, 503 sala 14

CEP: 05412-001 – São Paulo

Tel. (11) 30621224

cris_dan@uol.com.br

www.espacoatelier.com.br

Rafael Kenji

 

Nascido em São Paulo, onde vive e trabalha, é graduado em Design – Comunicação Visual pelo Centro Universitário Senac. Integra o Atelier Piratininga, onde trabalha com xilogravura e ilustração. Participou de bienais de gravura e exposições coletivas.

rafa.zuks@gmail.com

www.flickr.com/zuks

www.atelierpiratininga.blogspot.com

George Gutlich

São José dos Campos, 1968. Gravador.
Bacharel em pintura. Especialista em museologia. Mestre em ciências ambientais. Doutorando em poéticas visuais.
Fundou o atelier de gravura da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em 1991 e o dirigiu até 2009.
Participante de Atelier De Etser, em São José dos Campos, desde 1999.
Professor universitário, desde 1991.
Publicou pela Anablume/FAPESP o livro : Arcádia Nassoviana, 2005.

Fabrício Lopez


Trabalha e vive em Santos e São Paulo. Mestre em poéticas visuais pela ECA – USP sob orientação de Claúdio Mubarac, é membro fundador da Associação Cultural Jatobá – AJA e do Atêlie Espaço Coringa, que entre 1998 e 2009 produziu ações coletivas como: exposições, publicações, vídeos, aulas, intercâmbios e residências artísticas.

Em 2007 implantou um ateliê no bairro do Valongo, no centro histórico da cidade de Santos, onde desenvolve trabalhos em grande formato e uma pesquisa de cor e sobreposição pictórica através da xilogravura.

Desde 2008, coordena o Ateliê de Artes no Instituto Acaia na Vila Leopoldina em São Paulo.

( 55 11 ) 7221 8226 – cel. /  (55 13) 3345 7361 – casa

ATELIÊ SANTOS: Rua Visconde de Vergueiro, nº 6 – sobreloja – Valongo

ateliesantos@gmail.com

www.fabriciolopez.com

www.espacocoringa.blogspot.com

www.ateliesantos.blogspot.com / www.estudiovalongo.org

www.ajatoba.org

Paulo Penna

Fiz meus estudos de bacharelado e mestrado em artes na Universidade de São Paulo e pós graduação na Byam Shaw School of Arts em Londres. Atuo como coordenador do Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall e professor do Centro Universitário Belas Artes. Participo regularmente de exposições, sendo recentes as individuais A que se Destina ?, no Centro Universitário Mariantonia e na Gravura Brasileira;  Passos, na Casa do Olhar de Santo André; Figura : Presença e Permanência na Casa de Dona Yayá e Figuren Aus Brasilien na Galerie Wildeshausen, e as coletivas Gráfica Contemporânea, em Belém; II Bienal de Gravura de Fortaleza;  Vème Bienalle Internationalle de la Gravure D´Ile de France, 7ème Trienalle de La Gravure de Chamalières e 32 Gravadores Contemporâneos Brasileiros, que itinerou pelos Estados Unidos e México.  Participei também de projetos de arte pública, como o projeto Lambe Lambe e o Pélago, que realizei em 2009 e dou prosseguimento neste momento.

Mariana Ardito

Gastrônoma por formação, porém dedica se a gravura em metal, xilogravura e a aquarela. Participou da exposição coletiva de gravuras do Cubo Branco, no departamento de arquitetura de Taubaté e projeto Arte e Vida, ambos com  curadoria de George Gutlich. Atualmente desenvolve seu trabalho de gravura no atelier De Etser,em São José dos Campos.

Cleber Alexsander

Nos últimos anos, o trabalho que venho desenvolvendo pode ser considerado um “híbrido” de gravura e pintura. Esse amalgama entre a linguagem gráfica e pictórica é decorrente de uma pesquisa plástica que busca através da linha proveniente do corte e nas relações tonais construir imagens que independente de seus múltiplos funcionem de forma autônomas e expressivas.

http://www.flickr.com/photos/cleberalexsander/

cleber.alex@ig.com.br

Nina Kreis

Pensa a gravura como uma possibilidade de ideias fragmentadas unidas pela linha da costura ou do desenho. Imagens e palavras recortadas, justapostas, sobrepostas rearticulam um mundo poeticamente até que possível.
Formada em artes plásticas pela UNESP, aprende gravura no atelier do Museu Lasar Segall e com ela segue sua pesquisa até hoje, pensando suportes diferentes e técnicas de impressão e gravação.

Fabio Sapede

(54), nascido em Avaré, SP, vem trabalhando com desenho e gravura há pelo menos 35 anos. Aos 20 anos passa a freqüentar a escola de desenho e arte Augusto Esteves em Guarulhos, sob comando de José Ismael. Especializa-se inicialmente em desenhos, participando de várias exposições e salões com essa técnica. Em 81 realiza uma mostra individual comemorativa ao aniversário de Avaré, onde expõe desenhos de paisagens da cidade. Nesse evento conhece o artista Carlos Daniel que lhe apresenta a técnica de xilogravura e gravura em metal.

Em 85 passa a freqüentar o ateliê de gravura da Arriete Chain onde refina as técnicas da gravura em metal e toma contato com os mais importantes artistas gravadores de São Paulo. A partir de então passa a se dedicar quase que exclusivamente à Gravura. A partir de 95 freqüenta o ateliê da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José do Campos, coordenado por George Gutlich.

Em 98 funda, junto com George Gutlich, o ateliê De Etser, uma das principais referências brasileira na arte da gravura.

Sérgio Antunes

Graduado em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (1992). Pós-graduado em Fotografia e Teoria da Imagem pelo SENAC (2006).
Desde o ano 2000 atua como artista gráfico em seu próprio estúdio, a Sapien Design.
Realiza ilustrações, fotografias, design de embalagens e promocional para empresas nacionais e multinacionais no setor de consumo – têxtil, alimentício e farmacêutico.
Participou de projetos coletivos e exposições no SESC  Pompéia, realizando projetos em xilogravura. Desde 2010, expõe gravuras, ilustrações e colagens na Galeria Mezanino.


Carlos Henrique Soares

É natural da cidade de Crato, situada no extremo sul do Ceará, na região do Cariri, xilógrafo, membro da Academia de Cordelistas do Crato, seus trabalhos já ilustraram e ilustram capas de cordéis produzidas por membros da referida academia.

Ministra oficinas de xilogravura em escolas e em projetos de parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA), já expôs seus trabalhos no SESC Fortaleza, em maio de 2010 participou como artista convidado da comemoração dos 130 anos da comunidade árabe no Brasil, em setembro de 2010 participou do SPA das Artes em Recife-PE – evento que reúne artistas gravuristas e obras dos mais variados estilos, do grafite a xilogravura, posteriormente foi um dos artistas convidados pelo Centro Cultural Dragão do Mar para o Além da Rua.

chilogravura@hotmail.com

Maércio Lopes Siqueira

Nasce em Santana do Cariri-CE, mas mora em Crato-CE desde 1983. Graduado em Letras (2001), iniciou xilogravura em 1999. Depois de um intervalo sem se dedicar a essa arte, a partir de 2006 voltou a gravar, estudando junto a Carlos Henrique as técnicas que esse artista desenvolveu. Em 2007, participou de uma exposição coletiva “Incisão”, no Centro Cultural Banco do Nordeste- Cariri. Juazeiro do Norte –CE. Sua primeira exposição individual foi Impressão de Mundos, 2008, no Sesc-Crato. Foi presidente da Academia dos Cordelistas do Crato em 2009. Atualmente cursa Mestrado em Filosofia, em João Pessoa.

maerciolopes@hotmail.com

Irving López Herrera

Nasce 23 de julho de 1984 na Cidade Histórica de Huajuapan de León, Oaxaca, México. Filho de professores e camponeses no ano de 2002 se translada para a Cidade de Oaxaca onde cursa Licenciatura em Artes Plásticas na Universidade de Oaxaca. Além disto, cursa várias oficinas e seminários de arte em desenho, compressão dos clássicos, iconografia na arte, instalação, gráfica instalada, lasergrafia e plasticidade pictórica. Em 2006 se faz pioneiro e membro ativo do ASARO (Assembleia dos artistas revolucionários de Oaxaca). Em 2007 suas obras passam a fazer parte da Coleção Chichimeca – coleção de arte latino americana.

Realizou uma exposição individual, “Para El mal Cuche” na Galeria Espaço Zapata.  Expus de maneira coletiva em vários estados de México e em países como Japão, França, Argentina, Itália, Espanha e Brasil, através do projeto Caixa Umburana.

yanco-22@hotmail.com

Florian Foerster

Estudou Artes Plásticas e Engenharia Civil nas Universidades de Manchester e Liverpool, Inglaterra.
Durante os estudos começou a passar longos períodos no Brasil a conhecer e frequentar o ateliê de gravura do Museu Lasar Segall. Participou de muitas exposições coletivas e individuais, destacando-se as individuais nos seguintes espaços: Institute Goethe de
Manchester, Inglaterra; Philharmonie de Berlim, Alemanha; Galerie SuedOst, Berlim, Alemanha; Tib Lane Gallery, Manchester, Inglaterra; Godine Family Gallery, Boston, EUA e Galeria Gravura Brasileira, São Paulo.
Foi  também selecionado para o Bridgeguard Residency na Eslováquia. Os trabalhos de Florian Foerster preocupam-se com as diferentes maneiras e processos de olhar e de desenhar.

florianfoerster@hotmail.com

Claudio Caropreso

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília (UNB). Participou de salões de arte em Ribeirão Preto, Piracicaba, Santo André, Campo Grande e mostras Internacionais em Heidelberg e Nova Iorque.
Faz gravura pensando em Chico Science e Nação Zumbi, Miles Davis e Jimi Hendrix.

 Nancy Nastari

Nasceu em Santo André, São Paulo, no 08/10/1958.

Em 2005 recebeu a habilitações em Artes Plásticas – Universidade Santa Cecília- UNISANTA – Santos – SP.

Desde 2006 faz parte do ateliê “Grupo Gravura Mariana Quito” Secult – Santos – SP.

Participa também do ateliê Estúdio Valongo – Santos – SP.

nancy_nastari@terra.com.br

Monica A. Ancapi
Nasceu em Temuco-Chile e vive e trabalha no ABC. Possui graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Plástica com habilitação em Artes plásticas e com pós-graduação em Arte Educação. Ministra e trabalha com cursos livres e oficinas nas áreas de arte educação. Trabalha principalmente com Muralismo – Graffiti, Gravura e pintura.  Alem do seu trabalho individual, tem pesquisado e desenvolvido projetos e trabalhos em parceria com outros artistas. Freqüentou o ateliê de gravura da Eca USP e hoje freqüenta o grupo de gravura do ateliê Oswald de Andrade, onde produz gravura em acetato e metal. Participa regularmente de exposições nacionais e internacionais e tem obras em acervos públicos no Brasil e no exterior.

Rildo de Oliveira

É artista plástico e instrutor de gravura da Secretaria Municipal de Educação de Jacareí. Cursa o ultimo semestre do curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Iniciou esses estudos na área da gravura em 1996 desde então vem investindo na sua carreira de maneira intensa e continuada.

Lourdes  Miki  Sakotani

Formada em letras pela Universidade Mackenzie

2003 – Premio   Aquisição  na   ll   Bienal de Gravura de Santo André.

2005 – Participação  na elaboração  da arte pública  ” Epopéia  Paulista”  de  Maria  Bonomi  na Estação da Luz.

2006 – Artista convidada para elaboração da  arte pública  ” Etnias – do  primeiro e sempre Brasil ” de Maria Bonomi no Memorial da América Latina.

2008 – Medalha de prata na Segunda Grande Exposição de arte  Bunkyo.

2011 – Exposição individual na Câmara dos vereadores de Santo André como parte da  Bienal de Gravuras.

Amilton Damas

Amilton Damas

É artista plástico, professor e mestrando em Poéticas Visuais pela Unicamp/SP. Iniciou seus estudos na área da gravura em 1995.

Participando de exposições coletivas, individuais e salões de artes contemporâneas nacionais e internacionais.

Foi premiado no Salão de Arte Contemporânea de Jacareí, SP, em 1997, 7º Salão de Arte Contemporânea de São Bernardo do Campo, SP, em 1998, Panorama de Artes Visuais, em Bauru, SP, em 2002, 5ª Bienal de Gravura de Atibaia, em 2011.

Ulysses Boscolo

Danilo Juliano

Participante de Atelier do ACAIA, com orientação de Fabricio Lopes e Flávio Capi.

Denis Araujo

Participante de Atelier do ACAIA, com orientação de Fabricio Lopes e Flávio Capi.

Ismael Romualdo

Participante de Atelier do ACAIA, com orientação de Fabricio Lopes e Flávio Capi.

Natiara Tavares

Participante de Atelier do ACAIA, com orientação de Fabricio Lopes e Flávio Capi.

Santidio Pereira

Participante de Atelier do ACAIA, com orientação de Fabricio Lopes e Flávio Capi.

  1. claudia sperb
    dezembro 7, 2011 às 12:22 am

    PARABÉNS!!!

    BELÍSSIMAS OBRAS.!
    AMO XILOGRAVURA! faço e sou professora de História de Arte e Xilogravura no Atelier Livre de Porto Alegre e vou mostrar para todos que eu puder o site de vocês.

    VIVA A GRAVURA!

    com admiração

    cláudia sperb

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: